lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Serviço de Odontologia do HMJMA amplia atendimentos e cirurgias de trauma de face
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Serviço de Odontologia do HMJMA amplia atendimentos e cirurgias de trauma de face
Qua, 15 de Dezembro de 2021 16:21

O que deveria ser um dia de futebol e alegria entre amigos, acabou em hospitalização para Francisco José Alex Gomes, 23. Após cair durante a partida e fraturar a mandíbula em dois locais, o jovem foi um dos pacientes beneficiados pela ampliação do serviço de cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “O volume de atendimento a pacientes com trauma de face triplicou desde agosto”, afirmou o coordenador do serviço, o cirurgião-dentista Lincoln Carvalho Parente.
 
Segundo o especialista, a ampliação permitiu atender pacientes provenientes de unidades de emergência, ou seja, já internados. “Com exames pré-operatórios feitos, sem edema, prontos para operar. São casos que precisam de certa celeridade”, explicou Parente.  “Quando se opera em até 21 dias [da fratura], as sequelas são baixíssimas. Após esse período, o osso começa a se consolidar de forma viciosa, no local errado. A gente acaba tendo de refraturar para colocar no canto; acaba tendo lesão nervosa. Às vezes, já formou osso demais e temos sequelas mastigatórias”, continuou.
 
Francisco fez a cirurgia de correção há dez dias e está se recuperando bem. “Sinto apenas um pouco inchado e dormência, mas disseram que vai melhorar”, contou o jovem, que já está fazendo fisioterapia e deve passar 45 dias em dieta líquida. Operário em uma confecção, ele sabe que o atendimento fará toda a diferença em sua recuperação e para voltar a jogar futebol assim que possível.
 
Ambulatório
De acordo com o cirurgião-dentista, cerca de 70% dos pacientes com fraturas de face que chegam à unidade são motociclistas. “A maioria se acidenta sem capacete e após uso de bebida alcoólica”, sublinhou. Os outros 30% são de pessoas que sofreram quedas da própria altura, foram agredidas ou sofreram outros tipo de ocorrências. “Atendemos aqui a partir dos 14 anos e vindos regulados, ou seja, transferidos”.
 
Antes da ampliação no atendimento, a cirurgia de correção de fraturas faciais já era realizada na unidade. No entanto, os pacientes eram regulados para o ambulatório de especialidades. Pessoas que sofreram traumas no passado e, por motivos diversos, não tiveram a oportunidade de passar pela cirurgia de correção continuam sendo atendidos no HMJMA, onde realizam pré-operatório, cirurgia e acompanhamento pós-operatório.
 
O também cirurgião buco-maxilo-facial Raimundo Thompson Gonçalves Filho, que trabalha há 15 anos ao lado de Lincoln Parente no HMJMA, pontua, ainda, que a unidade realiza cirurgias ortognáticas, de lesões císticas, neoplasias, fissuras labiopalatinas, entre outras. “Recebemos pacientes de todo o Ceará por meio da Regulação do Estado”, pontuou. 
 
Além das cirurgias, a equipe realiza procedimentos menores em nível ambulatorial. Todos os atendimentos, que ocorriam somente às segundas e terças-feiras, agora são realizadas também aos sábados.
 

Calendário

Maio 2022
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4