Centro Cirúrgico Geral

 

O Centro Cirúrgico Geral (CCG) do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) mantém destaque na unidade. Entre 2015 e 2021, no entanto, o setor tem se transformado, principalmente em meio à pandemia de covid-19, período em que permaneceu ativo para atender casos de emergência e como retaguarda da rede estadual de Saúde.

 

Chefiado pelo cirurgião-geral Paulo Marcos Lopes, em cinco anos, o CCG realizou quase 20 mil procedimentos de pequeno, médio e grande porte, como bariátricas, abaixamento de cólon e remoção de lesões de endometriose. A estrutura conta com três salas de cirurgia e um ambiente de recuperação pós-operatória com três leitos equipados com modernos equipamentos de monitorização cardiorrespiratória, além de respiradores para suporte ventilatório.

 

Há, ainda, 48 leitos disponíveis para Clínica Cirúrgica, ou seja, para internação. Destes, 12 são de Unidade Avançada Pós-Cirúrgica (UAC), que dão suporte a pacientes que passam por procedimentos mais complexos ou que apresentam quadro de maior gravidade.

 

Estrutura

 

O Centro Cirúrgico do HMJMA realiza procedimentos em dez especialidades: Geral, Oftalmologia, Cabeça e Pescoço, Ginecologia, Proctologia, Plástica, Urologia, Metabólica, Vascular e Odontologia. O setor conta também com o suporte de outras seis especialidades presentes no ambulatório da unidade.
 

Os pacientes são provenientes da Central Estadual de Regulação, encaminhados de postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além daqueles regulados por outros hospitais da rede. Após direcionados, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) passam por consultas ambulatoriais e exames, e têm a data da cirurgia marcada.