Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar
O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) foi criado pelo Decreto nº 527, de 1º de abril de 1939, inicialmente como Hospital Central da Polícia Militar do Ceará – HPM/CE. Em 13 de setembro de 1993, o HPM/CE passou a atender por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na gestão básica e ação especializada, em convênio realizado com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). A ação levou o HPM/CE a uma classificação de hospital de média complexidade com capacidade instalada de 72 leitos.
Em 1999 foi realizada uma celebração de convênio 03/99 entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Hospital. E, em 2004, o HPM/CE foi habilitado e regulamentado pelo Ministério da Saúde, consolidando a parceria em quatro projetos e ganhando espaço na esfera Federal.
No ano de 2011, o Decreto 30.554 de 30 de maio, em seu artigo 8º, incluiu o HPM na estrutura organizacional da Sesa, com a denominação de Hospital Geral da Polícia Militar José Martiniano de Alencar (HGPMJMA). Em agosto do mesmo ano, a tradicional Maternidade Nossa Senhora de Fátima, foi reinaugurada após reforma e está em pleno funcionamento com 20 leitos.
Desde então, a instituição alterou seu modelo de gestão. Focando a atuação em obstetrícia e neonatologia, clínica médica e clínica cirúrgica, tendo como objetivo uma maior desenvoltura junto à rede hospitalar, trazendo assim, um considerável avanço na qualidade do atendimento. Atualmente, o Hospital José Martiniano de Alencar é uma unidade de retaguarda e tem projetos em andamento para ser regularizado como hospital terciário.
Identidade organizacional
Missão
Promover assistência, ensino e pesquisa integrada às redes de atenção à Saúde.
Visão
Ser reconhecido regionalmente pela qualidade do atendimento humanizado, inovador, de forma sustentável e transparente.
Valores
Humanismo, excelência, ética, transparência, responsabilidade socioambiental, aprendizado contínuo, credibilidade institucional, sustentabilidade e inovação.