Exames

 

 

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é equipado com Centro de Imagens, Laboratório de Análises Clínicas e Unidade Avançada de Endoscopia.

 

Centro de Imagem

 

O setor realiza os seguintes exames: densitometria óssea, eletrocardiograma, ecodopplercardiograma, raios-X, teste ergométrico, ultrassonografia e tomografia. Em 2021, foram acrescentados, ainda, os serviços de mamografia, biópsia de próstata e diagnóstico vascular.

 

É importante ressaltar que, desde 2021, o setor teve a oferta de vagas de exames dobrada. O objetivo da mudança buscou atender à demanda reprimida durante a pandemia de covid-19 e ampliar, de forma definitiva, os serviços oferecidos à população.

 

Em 2019, antes do período pandêmico, o Centro de Imagens do HMJMA realizou 24.252 exames. No segundo semestre de 2021, pós-segunda onda da covid-19, o equipamento realizou 18.627 exames, superando todos os números dos anos anteriores. Atualmente, cerca de 3.600 exames são feitos no Centro de Imagens do HMJMA por mês. Mais da metade é referente a pacientes do interior cearense.

 

Pacientes que passam pelo Centro de Imagens do hospital deixam a unidade com um documento contendo dados do teste realizado, número de um protocolo, QR Code e instruções para baixar o aplicativo no qual os laudos estão disponíveis. O sistema permite impressão.

 

Laboratório de Análises Clínicas

 

Pacientes que fazem algum tipo de coleta no equipamento têm acesso aos resultados em ambiente virtual. Além de oferecer o acesso on-line, o laboratório disponibilizou um número de WhatsApp para contato. Caso haja alguma dificuldade para acessar o exame, pode-se pedir ajuda por meio do aplicativo. As informações são confidenciais.

 

O setor realiza análises nas áreas da Bioquímica, Hematologia, Uroanálises, Microbiologia, Parasitologia, Gasometria e Imunologia de pacientes internados e daqueles que são atendidos de forma ambulatorial.

 

Unidade Avançada de Endoscopia

 

Em funcionamento desde 2020, a unidade realiza endoscopia digestiva alta, colonoscopia, retosigmoidoscopia e histeroscopia de pacientes internados e provenientes do Sistema de Regulação. O espaço também se tornou responsável pela realização das pequenas cirurgias, permitindo que o Centro Cirúrgico funcione exclusivamente com procedimentos de maior complexidade.