Posto de Coleta de Leite Humano

 

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) conta com um posto de coleta de leite humano para receber doações do alimento. As doações podem ser feitas por mães que estão na Maternidade do equipamento, funcionárias e qualquer mulher que esteja amentando e que deseja doar.

 

Como doar?

 

Se você não sabe como realizar a doação e/ou não pode vir até o HMJMA, você pode receber orientação da equipe do posto de coleta. Os profissionais de saúde vão ensinar a forma correta de realizar a ordenha e armazenar o líquido, além de agendar a coleta da doação na casa da voluntária.

 

O posto funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, as doadoras podem entrar em contato pelo telefone (85) 3101-7713. A unidade disponibiliza transporte para recolher as doações em Fortaleza.

 

Quem recebe as doações?

 

Após a coleta, o leite humano passa pro um processo de pasteurização e, somente então, pode ser consumido pelos bebês internados. Os pacientes são crianças prematuras, cirúrgicas ou sindrômicas, cuja recuperação é acelerada pela nutrição proporcionada pelo alimento.

 

Amamentação

 

A amamentação é incentivada antes mesmo do nascimento da criança. Antes de cada parto realizado no HMJMA, os profissionais orientam as mães sobre os cuidados com as mamas e sobre os benefícios da amamentação para mães e filhos.

 

Por meio do posto de coleta, as voluntárias continuam a receber orientações sobre como amamentar corretamente e posicionar o bebê, higienização e cuidados com ferimentos. Além disso, pacientes podem ordenhar, armazenar ou doar o leite. O objetivo é deixá-las mais seguras para seguirem amamentando após a alta e incentivar o gesto de solidariedade.

 

Antes de deixarem a Maternidade, as pacientes recebem kits com vidros, luvas e álcool – tudo o que é necessário para armazenar o leite de forma adequada e, caso desejem, realizar a doação.