Bebês já saem do hospital com registro de nascimento

9 de janeiro de 2014 - 12:37

O Posto Avançado de Registro Civil do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, unidade da rede estadual de saúde, fica logo na entrada do prédio, permitindo um acesso mais rápido para os pais que buscam o serviço de cartório. De fácil acesso, os eles têm mais um incentivo para registrar os filhos antes mesmo da alta hospitalar do bebê e da mãe.

Durante três dias na semana, segunda-feira, de 9h às 12h, quarta-feira e sexta-feira, de 13h às 16h, todo bebê que nasce na maternidade do hospital pode ser registrado. No quarto mês de funcionamento, cerca de 50 crianças já saíram com o primeiro documento. Os pais são informados no acolhimento, assim que chegam à maternidade, sobre o funcionamento do cartório. A equipe de assistentes sociais e enfermagem ficam responsável por passar todas as orientações e tirar dúvidas.

Foi o que aconteceu com Sílvia Helena da Costa Bezerra, que deu a luz a Laís Vitória, e foi informada sobre o registro assim que chegou ao hospital. Ela conta que fez questão de ir até o posto para fazer o registro, juntamente com o marido. “Vim garantir o primeiro documento da minha filha”, conta a mãe animada. Segundo Sílvia Helena, poder registrar a filha no próprio hospital é uma oportunidade para garantir logo o documento, além de facilitar a vida dos pais, pois não precisam se deslocar até o cartório, num outro momento, evitando até mesmo perder a Declaração de Nascido Vivo (DNV), documento fornecido pela maternidade.

Para registrar, os pais devem observar algumas orientações essenciais. Aqueles que são casados, devem apresentar a certidão de casamento, cópia do RG e a Declaração de Nascido Vivo (DNV), documento fornecido pela maternidade. Tanto o pai como a mãe pode registrar, desde que esteja acompanhado da certidão. Para os pais menores de 16 anos, é necessária a presença do pai ou da mãe, ou seja, os avós do bebê com cópia do RG, RG dos pais e DNV. Finalmente, para os pais solteiros, devem comparecer com o RG dos dois e a DNV. Recomenda-se uma hora antes da visita para agilizar o registro e pai ter mais tempo para a visita.

Hospital José Martiniano de Alencar
Assessoria de Comunicação