Pediatria: crianças nascidas no HMJMA são assistidas até dois anos de idade

18 de setembro de 2023 - 16:46

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto e fotos:  Suzana Mont'Alverne

Os primeiros mil dias de vida são a fase mais importante para o desenvolvimento físico e mental da criança

A assistência médica das crianças é fundamental em todas as fases da vida, principalmente nos seus primeiros anos. Para os pais, é um período de muitas dúvidas e inseguranças, e para os bebês, um ciclo importante de desenvolvimento. À vista disso, as crianças nascidas no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), são acompanhadas pelo serviço de Pediatria até os dois anos de idade.

Para a pediatra do HMJMA, Adriana Maria Gurgel, a regularidade das consultas previne doenças, reduz riscos e amplia a expectativa de uma vida mais saudável. “O acompanhamento das crianças deve acontecer ainda na barriga, com o pré-natal, e precisa ser seguido após o nascimento. Idas ao pediatra garantem avaliações importantes para o futuro dos bebês”.

Os primeiros mil dias de vida da criança (período que somam os 270 dias da gestação com os 730 dias dos dois anos subsequentes), segundo Adriana, são a fase mais importante para o desenvolvimento físico e mental do indivíduo. “O hospital oferece um serviço importantíssimo e que representa um ganho a médio e longo prazo para todos. Orientações corretas e adquiridas ainda na infância podem influenciar na perspectiva de adultos mais conscientes e saudáveis”.

A direção do HMJMA ressalta a importância do serviço de puericultura na vida das crianças nascidas na unidade hospitalar. “Compreendemos que há, ainda, dificuldade no acesso a alguns serviços, e para nós, manter a assistência por dois anos é a melhor maneira de cuidar dessas famílias”, assegura Silvana Furtado Sátiro.

Apoio familiar

Rafaela Morais, 34, é mãe da pequena Aylla, de nove meses, e conta que as consultas frequentes facilitam e tranquilizam a rotina das duas

Além da criança, o acompanhamento médico é também um alívio para os responsáveis. “O pediatra é um facilitador para esse momento único, especial e singular pelo qual estão passando. São muitas mudanças na rotina, com privação de sono, amamentação e variações hormonais da mãe, e ter o suporte de um profissional permite que essa família estabeleça uma rotina saudável”, comenta Adriana.

Rafaela Morais, de 34 anos de idade e mãe pequena Aylla, de nove meses, conta que as consultas frequentes facilitam e tranquilizam a rotina das duas. “Fica muito mais fácil aceitar e manter uma rotina mais leve quando se tem conhecimento. Temos consultas de dois em dois meses, e é uma alegria saber que minha filha cresce com saúde”, conclui.