Hospital José Martiniano terá posto de coleta de leite humano
21 de fevereiro de 2014 - 19:19
Os preparativos para a instalação do posto de coleta de leite humano do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Ceará, estão quase prontos. O local destinado passa pelos últimos retoques de acabamento para ser inaugurado junto com a nova maternidade, que está sendo reformada. Na manhã desta sexta-feira, 21, o hospital recebeu uma equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals, também da rede Sesa, para uma vista técnica. Foram apresentadas as instalações e toda estrutura que será montada para o atendimento às mães.
A reunião teve o objetivo de transmitir as orientações para a equipe responsável pelo novo posto, tratar sobre a estrutura para o funcionamento, apresentação das normas, rotinas e os Procedimentos Operacionais Padrão de cada conduta a ser realizada. Os procedimentos operacionais são as diretrizes para as ações do posto, como coleta, assistência de enfermagem, distribuição do leite, ordenha, lavagem das mãos, paramentação, limpeza da bancada, fluxo, e, por fim, a manipulação do leite.
O posto de coleta de leite materno do Hospital José Martiniano terá a mesma função de um banco de leite, com exceção dos procedimentos de pasteurização, ou seja, o processamento do leite e o controle de qualidade. Ele será responsável pela prática das políticas de aleitamento materno, apoio e orientação às mães, além de dar suporte na hora de amamentar, bem como a promoção e o incentivo à amamentação. O posto vai, ainda, dispor de leite humano em quantidade e qualidade para o atendimento de bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais do hospital e, também, para aqueles impossibilitados de mamar diretamente no peito da mãe.
A enfermeira Karine Barros Aragão, responsável pelo posto, conta que algumas ações de incentivo e promoção do aleitamento materno já foram adotadas na maternidade do hospital HMJMA, como massagens, estímulo e orientações para as mães internadas. Segundo ela, as mães permanecem pelo menos por até 48 horas na maternidade antes da alta hospitalar, cuidado essencial para que ela saia segura e possa cuidar em casa do bebê.
O posto de coleta fica dentro da estrutura da maternidade e será de fácil acesso para as mães que estiverem internadas após o parto.
Assessoria de Comunicação
Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar