Laboratório do Hospital Martiniano de Alencar recebe certificação
10 de dezembro de 2014 - 13:55
O laboratório do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, conquistou pelo terceiro ano consecutivo a certificação “Excelente”, emitida pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O PNCQ presta serviço de avaliação da qualidade para mais de 3.500 laboratórios clínicos de todo o país, com o envio mensal de uma série de amostras controle para realização de ensaios de proficiência. Os ensaios de proficiência avaliam o desempenho dos laboratórios, em comparação com os laboratórios clínicos de referência. Em 2014, o laboratório do Hospital José Martiniano de Alencar obteve 100% de acertos dos resultados dos exames mensais.
Atualmente, o laboratório tem capacidade para a realização de 13 mil exames por mês. Ao todo, são 60 pacientes atendidos todos os dias, o que equivale a 400 procedimentos diariamente. Está estruturado para a realização de 900 tipos de exames, que englobam microbiologia, com culturas em geral, exames hormonais, PSA, para o diagnóstico do câncer de próstata, exames do pré-natal, hemograma e triagem neonatal (teste do pezinho). Além da qualidade do diagnóstico, garantida pelo rigoroso controle de qualidade interno e externo, o laboratório prima pela emissão de resultados num prazo máximo de quatro dias, o que permite uma resposta mais imediata à população. O controle de qualidade é realizado há 15 anos pelo PNCQ. As amostras controle são enviadas mensalmente para o laboratório, no Rio de Janeiro, que analisa e emite os resultados.
O Hospital José Martiniano de Alencar, que passou da estrutura Polícia Militar para a Secretaria da Saúde do Estado, dispõe de 92 leitos. Com 22 leitos e cinco berçários de médio risco, a maternidade do Hospital Geral da Polícia Militar José Martiniano de Alencar voltou a funcionar com internações em agosto de 2011, depois que a unidade foi incorporada à rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado, com capacidade de realizar 200 partos por mês.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara