Hemoce recebe doações de sangue no Hospital José Martiniano de Alencar

12 de abril de 2016 - 20:43

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, da rede pública do Governo do Estado, é uma das 388 unidades de saúde que recebem bolsas de sangue do Hemoce. Nesta sexta-feira, 15, os voluntários terão a oportunidade de doarem sangue e se cadastrarem como doadores de medula óssea no hospital. Das 9 às 18 horas, a equipe de profissionais do Hemoce estará no ambulatório do Hospital José Martiniano para atendimento ao público em geral. Poderão doar tanto os funcionários, quanto visitantes e acompanhantes dos pacientes.
 
Para a diretora geral do Hospital José Martiniano, Silvana Sátiro, a iniciativa reforça o compromisso com a saúde do paciente. “Desta forma, o hospital reforça a importância da doação de sangue voluntária e ajuda a salvar vidas”, diz. Neste ano, até esta segunda-feira, dia 11 de abril, 570 cirurgias foram realizadas no José Martiniano. Em média, o hospital usa 13 bolsas de sangue por mês. Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar de três até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos.
 
Podem doar sangue quem tem idade entre 16 e 69 anos, apresentando um documento oficial e com foto. Deve estar saudável e bem alimentado. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. Todos os dias o Hemoce oferece o serviço de coleta externa. Em parceria com empresas, órgãos públicos, igrejas, praças, faculdade e outras organizações, no serviço de coleta externa, uma equipe formada por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem vai até o local agendado para que sejam realizadas as doações de sangue.
 
O Hospital José Martiniano presta assistência de média complexidade com especialidades em cirurgia geral, cirurgia vascular, ginecológica, proctologia, urologia, dermatologista, cirurgião dentista, oftalmologia, cardiologista, otorrinolaringologia, neurologia, clínica geral e pediatria. Em maio de 2015, o hospital teve o centro cirúrgico inaugurado e aberto, depois da reforma e ampliação, com novas tecnologias, passando a ter três novas salas, três leitos de repouso anestésico e enfermaria cirúrgica com 20 leitos.
 
 
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara