Ambulatório de especialidades do Hospital Martiniano de Alencar se destaca por atendimento completo e rápido
2 de outubro de 2020 - 14:18
O ambulatório de especialidade do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, preza pelo atendimento contínuo e celeridade no tratamento do paciente encaminhado pela central de regulação. “E é um atendimento muito bom, dentro de nossas especificidades é de excelência”, destacou a enfermeira Talita Bernardino, que coordena o setor.
De perfil cirúrgico, o HMJMA atua para prestar um atendimento integrado e com resolubilidade. Pacientes com possíveis complicações encontram uma atenção voltada para assistência efetiva e com segurança. Ao todo, 16 especialidades médicas são disponibilizadas para a população. São elas: ginecologia, dermatologia, clínica geral, urologia, pediatria, cirurgia geral, bariátrica, proctologia, clínica médica, otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgia buco-maxilo e neurologia.
O Hospital conta ainda com mais três especialidades direcionada a pacientes em tratamento na unidade. Eles recebem o cuidado da psicologia, fonoaudiologia e nutrição.
“O paciente pode fazer tudo aqui, é um ciclo. Ele vem da regulação com consulta marcada, é atendido, faz os exames. Se precisar de algum outro parecer, já faz aqui também. Passa pela cirurgia e é liberado. Ou, se necessitar, continua com um tratamento. Somos uma equipe multidisciplinar”, explica Talita Bernardino. Ela destaca a agilidade do processo, o que evita longas esperas. “Tudo feito de forma humanizada, com qualidade”, completa a enfermeira.
Em 2019, Ubaldo da Silva foi encaminhado para uma cirurgia de hérnia. Em 16 dias, passou por consulta com cirurgião e fez os exames necessários. Retornou ao médico e já saiu com a cirurgia marcada. “Nem acreditei quando deu tudo certo. E a cirurgia também foi tranquila. Agora vim aqui já buscando outra coisa, outro médico”, disse o mecânico, bem humorado.
A enfermeira Talita ressalta que, apesar do perfil cirúrgico, há ainda pacientes encaminhados para acompanhamento especializado mais complexo. É o caso da aposentada Tereza Sousa, de 74 anos, que faz tratamento dermatológico há dois anos na unidade e avalia os resultados de forma positiva. “Aqui é bom, nunca tive problema. E Graças a Deus, até agora, só precisei das consultas e alguns exames. Estou bem”, disse. Ela afirma ainda seguir rigorosamente o tratamento indicado pela dermatologista.
Funcionamento do ambulatório
O ambulatório de especialidades do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar funciona de segunda a sexta, e aos sábados quinzenalmente. Os atendimentos começam às 6h20 e vão até às 19h. Todos os pacientes são agendados via central de regulação. Além das especialidades médicas, há ainda o serviço de enfermagem, vacinação e serviço social.
Em 2019, foram realizadas, em média, 2 mil consultas por mês. Em 2020, com as suspensões ocasionadas pela pandemia de coronavírus, os atendimentos vêm sendo retomados gradativamente e já atingem a média de 1300 consultas mensais.