HMJMA oferece apoio psicológico e clínico a funcionários
23 de abril de 2021 - 15:04
Conviver com a pandemia tem sido um desafio para todos, inclusive, para os profissionais da saúde. O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretária de Saúde do Estado Ceará (Sesa), montou uma força tarefa para que, além de realizar um atendimento qualificado dos pacientes, os funcionários também possam contar com o suporte da unidade. “Estamos oferecendo atendimento psicológico àqueles que precisarem, e clínico em caso de sintomas suspeitos”, destacou a diretora geral da unidade, Dra Silvana Furtado Sátiro.
Tratando pacientes de Covid-19 desde fevereiro, os colaboradores do HMJMA passaram a enfrentar uma nova rotina. “Então, é muito importante oferecermos esse suporte nesse momento. Os funcionários estão lidando com um ambiente de trabalho difícil, de muita pressão, de incertezas, isso dificulta o trabalho e os relacionamentos”, explicou a psicóloga Leíssa Feitosa A.L. de Magalhães, que tem sio responsável pelo atendimento psicológico aos colegas de unidade.
As consultas podem ser agendadas diretamente com a profissional, por meio de ligação ou mensagem. A frequência do atendimento e a quantidade dos encontros dependem da necessidade cada caso. “Alguns com uma sessão já melhoram bastante, outros precisam de mais tempo de acompanhamento”, conta. As queixas, de certa forma, estão sempre ligadas a pandemia. “Tanto eles, quantos os familiares mostram ansiedade com relação aos sintomas, medo. Há também o distanciamento, a falta de interação com a família, tudo isso os afeta”, disse a psicóloga.
É importante ressaltar que mesmo com a pandemia, os problemas do dia a dia continuam. E os receios e angustias ocasionados pela doença podem tornar problemas até então comuns, em algo ainda mais doloroso. Foi o que enfrentou a recepcionista da unidade, Cláudia Ferreira Paiva, de 51 anos. “Eu tenho passado por problemas pessoais, familiares. E foi bem quando começou a segunda onda, estava tudo tão difícil e [ a pandemia] só aumentou”, contou Cláudia que logo procurou ajuda do atendimento psicológico da unidade.
“Eu nunca tinha tido a oportunidade e aí, vi que abriram para funcionários e procurei. Eu me consultava uma vez por semana, por videochamada. Em um mês eu já me sentia bem melhor”, disse Claudia. Assim como ela, muitos outros funcionários têm procurado a assistência psicológica e recebendo o apoio e encaminhamento necessários. Segundo Leíssa Magalhães, além de tratar cada colaborador, a ação pode prevenir o desenvolvimento de problemas mais graves, como depressão, síndrome do pânico, transtorno pós-traumático e até afastamento do trabalho.
Assistência Clínica
No HMJMA, além do atendimento psicológico, os funcionários contam também com assistência clínica caso apresentem sintomas suspeitos de Covid-19. Uma equipe, formada por uma enfermeira e uma médica do trabalho, atuam na identificação desse funcionário, assim como no agendamento e acompanhamento de cada um deles. A unidade realiza ainda o teste de Covid-19, para garantir o tratamento adequado caso a doença se confirme. A equipe é formada pela enfermeira Camila Rodrigues e pela médica Adriana Gurgel.