Campanha de multivacinação começa e prossegue até dia 30

19 de setembro de 2016 - 17:23

A Campanha Nacional de Multivacinação 2016 começou nesta segunda-feira, 19 de setembro, para atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos de idade, meninas de nove anos de idade e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade. No Ceará serão mobilizados 10 mil profissionais de saúde em 2.368 postos fixos de vacinação, até 30 de setembro, com o de mobilização nacional em 24 de setembro. A vacinação será de forma seletiva para a população-alvo e, por isso, não há meta a ser alcançada. Estarão disponíveis durante a campanha as vacinas da rotina previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Todas as crianças e adolescentes deverão comparecer a um posto de saúde para que a caderneta de vacinação seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada.

alt

“Esperamos superar os números de 2015, porque agora teremos a imunização contra HPV”, observou a secretária-executiva da Secretaria da Saúde do Estado, Lilian Beltrão, no lançamento da campanha de multivação na Unidade de Atenção Primária à Saúde Mariusa Silva Sousa, na manhã de segunda-feira. Em 2015, no Ceará, 401.959 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos 184 municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 238.998 foram vacinadas e receberam 187.924 doses das vacinas oferecidas. Este ano a campanha incorpora as meninas de nove anos, para imunização contra HPV, e os adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade. “O objetivo do Governo do Estado é proporcionar mais saúde para nossas crianças e adolescentes, mas muitas vezes precisamos do apoio da população”, acrescentou a secretária.

alt

Pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente para uma avaliação criteriosa da situação vacinal. O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. “Não existe ato de maior relevância do que prevenir doenças”, disse a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, ao reforçar a convocação dos pais e responsáveis para levarem seus filhos aos postos de saúde. “É o momento de reforçar nossas rotinas, momento de deixar todo mundo em dia”, emendou o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado, Márcio Garcia. Representante da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, a assessora do Programa Mais Infância Dagmar Soares ressaltou que “a vacinação contribui para a redução da mortalidade infantil”, prioridade para o Governo do Estado. “O Programa Mais Infância tem ações muito fortes na área da saúde”, acrescentou ela. “Pelo futuro das nossas crianças com saúde, a vacinação é fundamental”, concluiu.

alt

Mudanças no calendário

Com a campanha de vacinação, o Ministério da Saúde espera a redução das doenças imunopreveníveis no país e diminuir o abandono à vacinação. Em janeiro de 2016, o ministério promoveu alteração no esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. O Calendário Nacional de Vacinação tem alterações rotineiras e periódicas em função de mudança na situação epidemiológica, nas indicações das vacinas ou na incorporação de novas vacinas.

CALENDÁRIO DE MULTIVACINAÇÃO 2016

CRIANÇA

Idade

Vacina

Dose

Ao nascer

BCG-ID

Dose única

Hepatite B

1ª dose

2 meses

Pentavalente (DTP+Hib+Hep. B)

1ª dose

Poliomielite Inativada

Pneumocócica 10-valente (conjugada)

Oral contra Rotavírus Humano

3 meses

Meningocócica C

1ª dose

4 meses

Pentavalente (DTP+Hib+Hep. B)

2ª dose

Poliomielite Inativada

Pneumocócica 10-valente

Oral contra Rotavírus Humano

5 meses

Meningocócica C

2ª dose

6 meses

Pentavalente (DTP+Hib+Hep. B)

3ª dose

Poliomielite Inativada

9 meses

Febre Amarela

1ª dose

12 meses

Tríplice Viral

1ª dose

Meningocócica C

Reforço

Pneumocócica 10 valente

Reforço

15 meses

Tríplice Bacteriana (DTP)

1º reforço

Oral Poliomielite

1º reforço

Hepatite A

Dose única

Tetraviral

Dose única

4 anos

Febre Amarela

Reforço

Tríplice Bacteriana (DTP)

2º reforço

Oral Poliomielite

2º reforço

9 anos

Papilomavírus Humano (HPV)*

Duas doses (0 e 6 meses)

ADOLESCENTE

Idade

Vacinas

Dose

Doenças Evitadas

10 a 14 anos

Hepatite B

Três doses

Hepatite B

Dupla bacteriana adulto (dT)

Uma dose a
cada dez anos

Difteria e tétano

Febre amarela

Duas doses

Febre amarela

Tríplice Viral

Duas doses

Sarampo, caxumba e rubéola

 

Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Marcus Sá/ Helga Rackel
(85) 3101.5221/ 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara