Quinta turma de residência cirúrgica do HMJMA conclui especialização

3 de março de 2022 - 12:41

Os profissionais da quinta turma de residência cirúrgica do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), concluíram suas atividades na unidade e agora são especialistas. “É um momento especial. Além do conhecimento, do aprendizado, estamos levando muitas lembranças boas e amizades”, disse a, agora especialista, Larissa Cavalcante Amora.

A apresentação das teses dos residentes ocorreu na manhã da última sexta-feira (25), sendo contemplada pela direção da unidade, médicos cirurgiões e pelo Serviço de Ensino Aperfeiçoamento e Pesquisa (SEAP). “(Antes de ingressar) eu não conhecia o serviço, até porque é um serviço relativamente novo, somos apenas a quinta turma. Mas, depois que passei e assumi, eu me surpreendi positivamente. Ouso dizer que é a melhor residência em cirurgia do Ceará”, destacou Larissa.

A quinta turma iniciou as atividades no HMJMA em 2020, início também da pandemia de covid-19. Mas o que começou como algo prejudicial à residência, acabou contribuindo para o aprendizado sobre humanização e segurança do paciente. “Nossa turma viveu duas ondas, mas o hospital nos deu todas as oportunidades. Tivemos protocolos bem firmados, principalmente, durante a pandemia”, ressaltou a Larissa.

A residência em cirurgia do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar é coordenada pelo cirurgião geral Paulo Marcos Lopes. Entre os temas das teses apresentadas pelos formandos estão: Eficácia da cirurgia bariátrica na diabetes mellitus tipo 02, de Larissa Cavalcante Amora; Lesões Iatrogências de vias biliares pós -colecistectomias: análise de casos e revisão de literatura,  de Vicente Bruno de Freitas Guimarães; e Avaliação do número de cirurgias de grande porte após a implantação de uma unidade de cuidados avançados em um hospital secundário de Fortaleza, de Breno Moreira Viana Mendonça Brito. A sexta turma de residência inicia atividades no HMJMA neste mês de março.