Primeiros minutos de vida: Escala de Apgar auxilia na assistência neonatal

13 de abril de 2023 - 16:19 # # # # #

Método avalia cinco aspectos:cor, frequência cardíaca, respiração, irritabilidade reflexa e tônus muscular.

Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), compreende que o atendimento humanizado deve caminhar junto ao serviço de qualidade. Por isso, em cada parto, enquanto as futuras mamães são acolhidas pela equipe obstétrica, pediatras neonatologistas prestam uma atenção especial ao bebê nos primeiros minutos de vida, aplicando o índice de Apgar. O método é capaz de avaliar as condições de vitalidade do recém-nascido.

A pediatra e neonatologista Ana Larissa de Melo explica que o índice, também conhecido como Escala de Apgar, trata-se de uma linguagem universal para analisar cinco aspectos da criança: cor, frequência cardíaca, respiração, irritabilidade reflexa e tônus muscular. Cada item recebe uma nota de zero a dois, podendo somar 10 pontos.

Classificação

Cerca de 90% dos bebês nascem em ótimas condições, com nota geral de 8 a 10. Abaixo disso, os índices revelam dificuldades: 7 (leve), de 4 a 6 (moderada) e de 0 a 3 (grave). A falta de oxigenação no organismo (anoxia) pode ser uma das consequências caso os problemas persistam por mais tempo.

“Por isso, é tão importante a presença de um(a) pediatra ou de um(a) neonatologista na hora do parto. Os profissionais são indispensáveis para a assistência do bebê”, destacou Melo.

Crianças com pontuações inferiores a 7, ressalta a especialista, recebem assistência imediata visando ao aumento da classificação. A primeira média é dada no primeiro minuto, depois no quinto e no décimo minutos. O método pode se estender por mais tempo, com nova nota a cada cinco minutos de vida.

“Presente na Declaração de Nascido Vivo, a estratégia serve de base para sabermos como será a vida do bebê daquele momento em diante”, afirma a pediatra.

Fatores de risco

Segundo a médica, em todo o mundo, cerca de 4% dos recém-nascidos obtêm índice inferior a 7. Em alguns casos, os pequenos precisam ser encaminhados para a Unidade de Terapia Neonatal (UTI) Neonatal.

Nascimento prematuro, parto cesárea, gravidez de risco, tipo de anestesia aplicada e complicações no trabalho de parto estão entre os fatores que podem afetar a pontuação.