Hospital Martiniano otimiza comunicação com usuário por meio do Zé, novo assistente virtual da Unidade
27 de fevereiro de 2025 - 12:12
Tela inicial de atendimento com o assistente virtual Zé
O público usuário do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) conta agora com a opção de atendimento automatizado via WhatsApp. Chamado de “Zé”, em referência ao nome da Unidade, o assistente virtual chega com o propósito de otimizar a comunicação do equipamento com o público, oferecendo informações mais rápidas e tornando o processo mais ágil e prático.
Segundo o coordenador do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) do HMJMA, João Matheus Bonfim, a ideia surgiu do aumento na demanda de atendimento e da necessidade de dar uma resposta mais célere ao usuário. “Muitos usuários do Hospital Martiniano são do Interior do estado. Nesses locais, muitas vezes, não há sinal de telefone, e isso prejudicava a comunicação”, conta Bonfim.
“Às vezes, eles tinham dificuldade para remarcar uma consulta ou um exame, confirmar uma cirurgia, receber as informações dos protocolos para realizar alguns procedimentos. Para alguns exames, por exemplo, é preciso um preparo anterior. (…) Com a falta de sinal de celular, a comunicação podia não acontecer”, explica o coordenador.
Por meio do chat, de acordo com Bonfim, que requer apenas o sinal de wi-fi, a comunicação fica mais acessível a esse público. “Atualmente, de 90% a 95% das pessoas que utilizam o Hospital têm whatsapp hoje em dia; um ou outro não tem”, aponta o gestor. “No whatsapp, é possível que cinco, seis, sete, oito pacientes entrem em contato com a nossa equipe de uma única vez”, explica.
Rede de comunicação movimentada pelo novo sistema de automação
Coordenador do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) do HMJMA, João Matheus Bonfim explica que o objetivo é reduzir tempo de atendimento e garantir a comunicação com o usuário
O novo sistema de automação do atendimento por meio do assistente Zé possibilita a troca de mensagens instantâneas e o envio e recebimento de informações mais diretas entre a Unidade e seus usuários. Caso o usuário precise se comunicar com um dos atendentes da equipe, também é possível, sendo umas das primeiras opções oferecidas pelo Zé. “Se ele vir que tem dificuldade de fazer o atendimento, já pode falar diretamente com a atendente”, garante o gestor. Os atendimentos por ligação telefônica também seguem disponíveis.
O atendimento do HMJMA, tanto por ligação telefônica quanto pelo whatsapp, é feito pelo número (85) 3105-1152.