HMJMA realiza mais de 3.400 cirurgias em 2023; evento comemorativo celebrou bom desempenho da unidade

17 de novembro de 2023 - 08:12

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto e fotos: Suzana Mont'Alverne

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou o empenho da gestão em melhorar a saúde do Estado

Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) realizou, nesta quinta-feira (16), evento em comemoração à marca expressiva de cirurgias realizadas no Centro Cirúrgico Geral. A unidade hospitalar da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ao longo dos últimos oito anos, foi responsável por mais de 26.300 cirurgias. Destas, mais de 3.400 foram realizadas somente em 2023.

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, reconheceu e agradeceu o trabalho feito na instituição. “É admirável o número de cirurgias realizadas aqui. Acredito que o Martiniano esteja entre os hospitais da nossa rede com um maior número de cirurgias, e isso é fruto da dedicação da gestão”, disse.

Já a diretora-geral do HMJMA, Silvana Sátiro, ressaltou a importância dos profissionais do hospital nessa trajetória. “Temos muito orgulho do comprometimento da nossa equipe. É uma equipe que não mede esforços para melhorar a saúde e qualidade de vida da população cearense”, destacou.

A diretora-geral da unidade, Silvana Sátiro, destacou os avanços dos últimos anos

O Centro Cirúrgico do HMJMA conta com três salas de cirurgia e um pós-operatório com três leitos, com equipamentos de monitorização cardiorespiratória e respiradores para suporte ventilatório.

O serviço dispõe ainda de 48 leitos disponíveis para a Clínica Cirúrgica. Destes, doze são de Unidade de Cuidados Avançados (UCA), que dão suporte aos pacientes que passam por procedimentos mais complexos ou que apresentam quadro de maior gravidade.

A maioria dos pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Estado do Ceará para o HMJMA possui perfil cirúrgico. No ambulatório cirúrgico, até novembro do ano vigente, 20.798 consultas foram feitas.

A senadora Augusta Brito destacou o trabalho feito no HMJMA

A senadora Augusta Brito, também presente no evento, salientou a confiança na intensidade das boas ações. “Eu fiz questão de estar aqui. É muito prazeroso conhecer de perto o trabalho de pessoas que querem fazer a diferença na vida da nossa população”.

Durante o evento, os participantes puderam ainda acompanhar, com transmissão ao vivo, uma colecistectomia, procedimento para a retirada da vesícula, por laparoscopia. A ocasião também marcou o lançamento da nova edição da Revista Científica do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar.