Hospital Martiniano de Alencar celebra conquistas na Clínica Cirúrgica e homenageia profissionais durante evento

9 de dezembro de 2024 - 17:46

 

No último dia (29), o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), promoveu o evento “Uma celebração de conquistas”, com o propósito de homenagear profissionais e serviços de cirurgia e suas especialidades correlatas, além da contribuição de ex-residentes ao trabalho desenvolvido no equipamento, sendo agraciados com medalhas e certificados em reconhecimento ao compromisso e dedicação ao HMJMA.

Residentes homenageados, com os médicos Gláucio Nóbrega e Paulo Marcos Lopes

O evento reuniu membros do corpo gestor do HMJMA, como o diretor-geral, Adriano Veras; a diretora técnica, Angela Mapurunga; a diretora médica, Lilian Beltrão; e o diretor administrativo-financeiro, Francisco Oliveira. Além disso, contou com a presença de representante da Secretaria da Saúde e de profissionais da área, residentes, estudantes, representantes de entidades da Saúde e parceiros institucionais da Unidade. Na ocasião, também foi lançada a 4ª edição da Revista Científica do Hospital, além de contar com apresentação musical dedicada aos homenageados.

Público formado por profissionais da área, autoridades e representantes de entidades médicas e instituições de ensino

Durante fala na abertura da cerimônia, Gláucio Nóbrega, cirurgião-geral e bariátrio do HMJMA desde 2017, ressaltou a dedicação e o compromisso dos profissionais que atuam no HMJMA. “Indistintamente, todo funcionário, desde o mais humilde, até o as chefias, consegue desenvolver seu trabalho com uma característica marcante: a satisfação e a boa vontade de ajudar. (…) Tratar a todos com espírito humanitário, respeito, interesse e tentativas de aliviar o sofrimento de quem assistimos”, destacou o médico.

Nóbrega também agradeceu pela parceria de instituições de ensino com o Hospital. “Aqui recebemos alunos de diversos cursos de Graduação da área de Saúde de todo o estado do Ceará. Hoje, temos a residência e cirurgia-geral já estabelecida e reconhecida por todos os candidatos. Somos os detentores das vagas mais disputadas da cirurgia-geral”, afirmou. Segundo o cirurgião, ao todo, seis turmas já concluíram estágio e hoje são 16 cirurgiões formados no HMJMA.

Médico do HMJMA, Gláucio Nóbrega destaca qualidade nos serviços do Hospital

Dentre os serviços oferecidos pelo Hospital Martiniano à população, o médico ressaltou a cirurgia bariátrica e metabólica. “Dois procedimentos são realizados semanalmente por videolaparoscopia, sem complicações, com resultados bastante satisfatórios e um acompanhamento pós-operatório continuado”, explanou. Ao todo, o HMJMA já realizou 275 cirurgias bariátricas, sendo 69 somente entre janeiro e novembro de 2024. O médico enfatizou, ainda, a criação do serviço de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), além da cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia de endometriose e o serviços de urologia, com especial destaque para a cirurgia de câncer de próstata.

diretor-geral do HMJMA, Adriano Veras, agradeceu ao médico Paulo Marcos Lopes, chefe da Clínica Cirúrgica do HMJMA, setor que inclui os serviços de cirurgia geral, urológica, cabeça e pescoço, ginecológica, proctológica e cirurgia bariátrica e metabólica. “Tudo o que a gente está hoje comemorando, não há dúvidas de que tem seu empenho, a sua dedicação, como médico que está aqui de domingo a domingo”, enfatizou Veras. “O HMJMA é a melhor residência de cirurgia do estado do Ceará”, avaliou o gestor.

Diretor-geral do HMJMA, Adriano Veras, em fala sobre histórico e compromisso dos profissionais do equipamento

Apresentando a 4ª edição, volume 1, da Revista Científica do Hospital Martiniano, o médico e editor geral do periódico, Orivaldo Barbosa, afirmou que a publicação representa o compromisso do Hospital com o ensino, a pesquisa e a qualidade efetiva da assistência à saúde.

Revista Científica do HMJMA está em sua 4ª edição

A revista reúne artigos científicos, relatos de caso e relatos de experiência em assuntos como doença inflamatória intestinal, biópsias orais e maxilofaciais, criptorquidia e orquidopexia, entre outros. A publicação opera em fluxo contínuo de recebimento de artigos. Ela é distribuída em sua versão física gratuitamente e disponibilizada também em formato digital, no site http://revista.hmjma.ce.gov.br/index.php/revistahmjma.